Circle Lenses: as lentes que aumentam os olhos

Olá pessoal, tudo bom? Hoje eu vou falar um pouco sobre as famosas circle lenses, fabricadas na coreia e que está ganhando os olhos da meninada pelo mundo!

O que são circle lens?

São lentes de contato asiáticas, gelatinosas, criadas especialmente para o uso em “cosplays”, pois possuem muitas opções de cores e de diâmetro, que aumentam o tamanho da íris dos olhos, dando aquele efeito de personagem de animes e mangás.
As Circle Lenses já foram chamadas de “lentes de anime” e mais nomes relacionados a mangá e cosplay, no entanto é um acessório muito popular entre os garotos e garotas japonesas e asiáticas em geral, e vem conseguindo seu espaço também aqui no Brasil
As circle lenses são muito populares entre os adeptos da moda urbana japonesa e em pessoas que não possuem nenhum tipo de conexão com moda urbana ou cosplay/anime, pessoas comuns, digamos assim. Por isso não é bom generalizar, atribuindo o sucesso dessas lentes na Ásia à apenas uma coisa.

A intenção principal dessas lentes (que possuem diversos diâmetros) é aumentar os olhos, assim como muitas outras técnicas japonesas, como maquiagem e cola para fazer uma dobrinha artificial nas pálpebras por exemplo. O visual final também fica meio “boneca” e mais fofo, digamos assim. No Japão eu diria que mais de 90% da população feminina entre 18 e 40, 50 anos usa algum tipo de técnica para aumentar os olhos (entre maquiagem, cirurgia, dobrinha artificial, etc), então não espanta a entrada dessas lentes como mais um acessório diário. Lembrando que os padrões de beleza asiáticos são diferentes do padrão de beleza do Brasil, as asiáticas procuram um visual mais parecido com bonecas, quanto mais delicado mais popular e sensual e eles criam muitos produtos para isso.

Circle Lens Nova. Etapas e higiene:
Lave bem as mãos.
Lave o case com a solução multiuso (a utilização de aguá não é aconselhável pois as lentes ficam expostas a bactérias).
Coloque um pouco da solução no case (servirá para higienizar e hidratar as lentes posteriormente).
 Com as mãos e unhas muito limpas, tire a lente do vidrinho.
Coloque-a na palma da sua mão, enxague a lente com a solução para que a mesma seja limpa e o fluído no qual ela se encontrava, seja retirado.
Coloque a lente no case.
O fluído em que elas ficam no vidro não é aconselhável para os olhos, então deixe as lentes no case com a solução multiuso por aproximadamente 6 horas, antes de usá-las.

Sempre veja a validade das lentes. Elas podem durar de 1 semana (normalmente são aquelas especiais usadas para cosplays) à 1 ano depois de abertas.
É aconselhável que não as utilize por mais de 8 horas diárias.
Umidificador: é um produto usado para reduzir o desconforto que pode existir enquanto você estiver usando as lentes, ajuda a umidificar e a remover partículas de sujeira dos seus olhos/lentes.

Agora a questão principal, essas lentes são seguras?


Dei uma boa pesquisada e o que encontrei explica alguns pontos sobre a polêmica das lentes (principalmente nos EUA). As lentes não foram aprovadas pela Anvisa (Brasil) e FDA (EUA), mas são aprovadas pela KFDA, que é o órgão responsável na Coréia do Sul (país criador das lentes e de quase todas as grandes marcas que as fabricam), por isso me parece um problema mais econômico do que de saúde na realidade, já que o Brasil e os EUA não comercializam as lentes eles também não as aprovam. Por outro lado a principal preocupação dos oftalmo logistas é com relação a oxigenação do olho, por causa do diâmetro das lentes.
A recomendação de 100% dos compradores de Circle Lenses é sempre ficar esperto com a procedência do produto pois existem por aí muitas cópias mal-feitas e venda de marcas conhecidas falsificadas. O site da marca GEO criou inclusive um mecanismo para verificar se a sua circle lens é falsa pelo número de autenticidade: http://geo.fw1860.com/.
Saúde do olho não é algo para se brincar, é preciso sim ter muita higiene ao manusear qualquer tipo de lente de contato (com grau, coloridas, circle lenses) e ter sempre um colírio indicado pelo oftalmologista para umedecer os olhos ao usar qualquer tipo de lente, principalmente as coloridas (essa inclusive foi a indicação do meu oftalmologista com relação a qualquer tipo de lente colorida, de que elas naturalmente já ressecam mais o globo ocular por causa de sua espessura e por isso é preciso ter mais cuidado).
Algumas pessoas reclamam de sentir certo incomodo em usa-la muitas horas, então é indicado usa-la no máximo 6 horas seguidas e sempre utilizando seu colirio.

Você pode comprar suas circle lenses em sites internacionais e algumas lojas brasileiras importam sob encomenda, a Loja Black Rose está estudando traze-las este ano para a venda a pronta entrega, porém ainda esta avaliando a qualidade das lentes.

E ai, algum leitor do blog usa? O que acham delas?

One Response to “Circle Lenses: as lentes que aumentam os olhos”

  1. Eu queria muito usar essas lente, mas pra mim só se for com grau =(E do jeito que eu sou fresca é certo que vou ter algum incomodo…

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: