DO IT YOURSELF III: AGENDA 2012

Bonjour mes amis!


Voltay ^_~

Não sei se vocês lembram, mas no começo do ano a Akasha fez um post sobre capas de cadernos aqui. Alguns dias atrás eu estava procurando uma agenda 2012. Particularmente, uso muito agenda durante o ano, não só para marcar meus compromissos acadêmicos, mas elas também me servem como “diário de bordo” para anotar minhas idéias, tanto para trabalhos da faculdade como para posts aqui do blog. Para vocês terem noção, minha agenda 2012 já tem várias idéias para posts e tutoriais ^^.
Pois bem, fui em uma das maiores papelarias aqui do Rio mas não achei nenhum modelo de agenda mais rock ‘n roll. Talvez quem mora em São Paulo tenha mais opções do que aqui, até porque… bem, São Paulo é a capital mundial do mundo. Felizmente encontrei um modelo que eu achei a minha cara. Na capa tem uma garotinha com um visual um tanto goth, passando blush e ao lado tem vários itens de maquiagem. Essa aqui ó:

Se você também usa agendas, mas não gostou de nada que encontrou nas lojas e papelarias, eis aqui a minha dica: faça sua própria agenda!


Você vai precisar de:



  • Uma agenda a ser encapada. De preferência aquelas que não tem arame.
  • Tecido. Para encapar uma agenda não é necessário um pedaço muito grande de pano. Meio metro (que normalmente é o mínimo vendido) será suficiente para encapar váaaarios livros.
  • Cola branca
  • Água
  • Pincel
  • Papel resistente (pode ser canson, cartolina…)
  • Tesoura
  • Régua
  • Prendedores
  • Espátula (opcional)
  • Apetrechos para enfeitar (opcional)
  • Papel, jornal ou plástico para forrar o lugar onde for trabalhar

Passo-a-Passo:
  1. Corte o tecido um pouco maior do que o que será necessário para cobrir sua agenda.
  2. Faça uma mistura de cola e água em partes iguais e passe sobre o tecido. O mesmo deve ficar completamente coberto por essa mistura, que serve para impermeabilizá-lo.


  3. Deixe secar em local arejado e na sombra. Não deve ser exposto ao sol para não ficar “ondulado”.
  4. Enquanto seca, pegue a folha de papel canson (ou outra que você tiver escolhido) e corte do tamanho da parte interna da capa. Você precisará de dois recortes, um para a parte interna da frente e outro para a de trás.


  5. Ok, o pano ainda não estará seco, então assista à esse vídeo aqui até vomitar um “arco-iru”.
  6. Secou? Aewwww!!!!
  7. Pegue o tecido e ajuste-o na sua agenda.
  8. Com os prendedores, prenda o tecido à agenda (apenas um dos lados).
  9. Do outro lado passe cola (dessa vez somente ela) da capa da agenda e cole o tecido. Passe a espátula para se certificar de que o tecido ficou lisinho.
  10. Clique para ampliar

  11. Corte as pontinhas para fazer o acabamento e cole também com cola, assim:

  12. Clique para ampliar.

  13. Na lombar é só colocar o excesso de tecido para dentro, como na foto abaixo.


  14. Pegue um dos recortes de papel e cole na parte interna para esconder o tecido, desse jeito:



Repita do outro lado.
Depois de seca, você pode enfeitar sua agenda como quiser, e se não quiser, não precisa enfeitar.


Está um pouco esbranquiçado porque a cola ainda não estava completamente seca, rs.

Se parecer difícil, é só impressão mesmo, porque na verdade é bem fácil e até rápido. Outra coisa que você pode fazer é comprar aquele modelo que vem com elástico colorido, Daí é só combinar o tom do elástico com o tecido que você escolheu. Se preferir aquele modelo com arame, será um pouquinho mais trabalhoso, mas dá certo. Você terá que remover o arame, encapar as duas partes separadamente e refazer os furinhos para novamente introduzir o arame.


Quer alguns modelos para se inspirar? Veja no Elo7

Por hoje é só, pessoal! Espero que vocês tenham gostado ^^
Au Revoir

13 Responses to “DO IT YOURSELF III: AGENDA 2012”

  1. Adorei!Muito obrigada, pois estava procurando uma forma de fazer agendas para vender!Esse blog é um show!

  2. Este comentário foi removido pelo autor.

  3. AMEI a idéia! Pois se aí no Rio, já é difícil de encontrar capas maneiras, imagina aqui em Cabo Frio… ¬¬Muito obrigada!

  4. Olá, legal a ideia, normalmente só vejo por aí agendas rosas e cheias de frescuras, é bom fazer do jeito que a gente gosta…Já seguindo vcs, gostei do blog, se quiser, dá uma passadinha no meuwww.monangemondemon.blogspot.combjos!

  5. Meninas, que bom que vocês gostaram!!!Dayane, estou torcendo para você vender muitas agendas ^_~Lauren, sabe que eu sempre achei essa loja aqui do Rio O paraíso daqueles amantes de itens de papelaria rs, mas depois que eu fui na 25 de março, menina… olha, mudei de opinião xD.Queen, eu dei uma passadinha bem rápida no seu blog, mas no fim de semana vejo com mais calma, ok?Beijocas

  6. "…SãoPaulo é a capital mundial do mundo" ????? Não entendi heheMas adorei este post,muito criativo…costumava fazer isso com meus cadernos de escola! ^-^

  7. Putz, curti muito… Tbm tenho, na verdade TINHA, o costume de customizar meus cadernos e agendas, fica mto mais legal mesmo. Meus cadernos são só encapados de preto, e agendas, eu não uso (embora precise hehe). Sou mto fã desses cacarecos de papelaria rs, às vezes compro coisas que eu nem uso auhasaa..Adorei o post!!= *

  8. Pandora, não sei onde você mora, mas eu, por exemplo, morei praticamente a vida toda no interior de São Paulo. Sempre que eu precisava comprar algo que não tivesse aqui eu sabia que em São Paulo teria. Quando me mudei para o Rio imaginei que, por ser capital, eu teria facilidade para achar todas as coisas que acho em São Paulo, mas não é! Da mesma forma como quando eu morava no interior, morando no Rio eu sempre tenho que ir à São Paulo (ou "importar" de lá as coisas que eu quero. Por isso digo que SP é a capital mundial do mundo, porque tudo que você imaginar ( e até o que você não imagina) pode ser encontrado lá, entendeu? Mas é brincadeira, rs.=*

  9. Duda, eu também adoro itens de papelaria e acabo sendo "consumista" como você kkkk.Das duas, uma: ou isso é totalmente normal e aceitável, ou somos malucas juntas xDBeijocas

  10. HahaEntão se isso não for normal, somos três! Eu também tenho esse "consumismo".Quando li o que a Duda escreveu, "às vezes compro coisas que eu nem uso auhasaa..". Eu ri muito, pois tbm sou assim!kkkk:D

  11. NhaiQue delícia encontrar outras pessoas malucas e apaixonadas por itens de papelaria *-*kkkkkkk

  12. Uhuuuu!!! Vamos criar uma associação das Loucas por Itens de Papelariaaa!!! kkkkkkkMas gente, não tem como não gostar dessas coisas né??!! Eu até toh segurando uma grana agora pra comprar meus cacarecos para o ano que vem, essa é uma das partes boas de se estar estudando, né?! Hehee…Bjãão ♥ ♥ ♥

  13. ficou bem firme e colado,parabens pela criatividade e que você continue a mandar as idéias,que você tem para o blog,são experiências para todos n.n amo vc

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

