Men In Kilt

Bonjour mes amis.

Algum tempo atrás foi sugerido um tema que eu achei muito bacana: Kilts

“O kilt é um saiote masculino, pregueado na parte de trás, trespassado na parte da frente, de comprimento da cintura até aos joelhos. Na Escócia, era feito original e tradicionalmente de tecido de lã e com padrões de tartan [tecido quadriculado parecido com xadrez], sendo utilizado por guerreiros e batedores dos clãs, cada clã possuindo o seu próprio tartan. Era o traje típico de homens e jovens da montanhas escocesas do Séc. XVI. Desde o Séc. XIX está associado a toda a cultura escocesa e com a herança da cultura celta.

Apesar de não estar totalmente comprovado, acredita-se que o primeiro kilt é datado de 2000 a.C. e foi encontrado perto da região de Nuremberg, na Baviera, trazido pelos celtas.

Uma outra versão, atualiza ainda mais a origem do kilt: ele era usado pelos gaélicos da Irlanda, no século XIV. Com a migração do povo gaélico para o norte e oeste da Escócia, acabou sendo adotado pelos escoceses da região das Highlands.”

Não sei vocês, mas sempre que penso em kilt lembro da Escócia. Porém, como dito anteriormente, o kilt é uma peça originalmente irlandesa. No século XIX a Escócia tentava desenvolver uma cultura especificamente escocesa que até então não existia [para ser sincera, não entendo muito desse assunto]. O que quero dizer com isso é que ela inventou tradições no processo de criação de um sentimento nacionalista. Entre essas supostas tradições está o uso do kilt. Todavia foram, certamente, os escoceses que difundiram o uso do mesmo. Para quem estiver interessado nesse assunto, sugiro o livro “A Invenção das Tradições” do historiador Eric J. Hobsbawm.

Atualmente, o kilt é usado por pessoas de várias nacionalidades, tanto por homens quanto por mulheres. Além disso, passou a ser confeccionado em diferentes tipos de tecidos, podendo ser camuflados, lisos, de flanela, e até seguindo o estilo gótico.

No que diz respeito aos Kilts no estilo gótico a maior parte deles é confeccionada em oxford. Mas isso varia, assim como todos apetrechos que podem ser aplicados na peça, como fivelas, outros detalhes em metal, bolsos, etc, etc.

Não sei informar quando os kilts começaram a ser mais difundidos no Brasil, só sei que a primeira vez que vi foi em um clipe do Korn. Existem, é claro, muitos outros famosos que aderem à indumentária e que ajudaram de uma forma ou de outra a “popularizar” a roupa.


Particularmente, sou muito favorável ao uso de kilts por membros de tribos undergrounds, mas não gostaria de ver um peça tão cool popularizada entre, por exemplo, pagodeiros. Posso justificar essa minha preferência com uma imagem:



S você também curte as “saias escocesas” mas não sabe como utilizá-las ou combiná-las sugiro muito o blog stamoskilts.blogspot.com. Aliás, sugiro esse blog para todos, quer usem ou não kilts.



Au revoir.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kilt
http://caminhocelta.blogspot.com/2011/04/o-kilt.html
Fonte imagens: Google

7 Responses to “Men In Kilt”

  1. histeriafeminina Says:

    Oi Bah! Adorei o post! Gosto muito da cultura celta… Também sempre penso na irlanda quando ouço falar de kilt! Aqui na minha cidade (interior do MT) vi uma vez um menino usando, mas fiquei achando meio sem cenário, sabe? Sei lá, acho que kilt é uma peça de roupa que pra ser usada a pessoa tem que ter um estilo muito marcado, se não fica só mesmo aquela noção de "homem de saia".Beijos, vou te acompanhar por aqui :)Larissahttp://histeriafeminina.wordpress.com

  2. histeriafeminina Says:

    Falei errado, sempre penso na *escócia* quando penso em kilt!

  3. kilt rules !quero mt um,modelo escoces😀;***t amo

  4. Oia o q eu recebi no meu email:Olá,Akasha quer ser seu amigo no Facebook. Não importa a distância entre você e seus amigos e familiares. O Facebook pode ajudar vocês a se manterem conectados.Outras pessoas solicitaram sua amizade no Facebook. Aceite este convite para visualizar suas solicitações de amizade anteriores.WTF??? É isso mesmo?

  5. Eu não entendi o comentário acima. Mas eu não tenho adicionado ninguém nos ultimos meses, só aceito alguns que me adicionam, vê se não é fakee sobre o post, achei maravilhoso, o conteudo, as fotos, parabéns!

  6. Olha eu aqui novamente comentando em seu blog, em relação a kilt, mano… eu tenho um lindo xadrez *—* Sou apaixonada pelos escoceses e bem, já sabia que isso vinha da Irlanda, mas sempre quando vejo um Kilt penso logo nos escoceses -.-'

  7. SERA QUE E LEGAL ESSE TROÇO??? QUE QUE AS MULHER VÃO PENSAR…!!!SE BEM QUE EU ACHO QUE É MAIS FRESCO…EU ACHO…..>>>>>>

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

