Tatuagens – A arte

O assunto de hoje é um dos meus favoritos! Me sinto um tanto quanto experiente para falar sobre tatuagens, afinal tenho 8, e ainda pretendo subir este número!
Tatuagem! Sim, uma arte! Uma prática antiga de fazer desenhos no corpo. Antigamente tatuagem era um tabu, vitimada pelo preconceito da sociedade que simplesmente temia os tatuados, mas hoje em dia é mais comum encontrarmos em nossa meio pessoas “estampadas”, seja no trabalho, no lazer, até na igreja encontramos os tatuados!
Para você que está pensando em fazer alguma tatuagem, seguem algumas dicas importantissimas!
1 – A escolha do Desenho
A escolha do desenho certo e local certo podem garantir o sucesso ou fracasso da sua tatuagem, tatuagens têm o poder de mudar o destino de sua vida, você já deve ter ouvido alguém dizer não faça, depois você não vai conseguir emprego! Realmente isso pode acontecer, porem com uma tatuagem mal escolhida, em um local errado, pois ela ira te estigmatizar ou vender uma imagem ao qual não tem nada haver com você, a faça com critério e nunca por impulso, a opinião do profissional ao qual você vai confiar em deixar tatuar é muito importante assim sempre questione: “Vai ficar legal?”, não deixe que isso influencie totalmente na sua decisão, a tenha somente como uma segunda opinião. Para o tatuador profissional, a opinião mais importante é a sua e a terceira da sua amiga, amigo, pai ou namorado, que costumam ter muita influencia na decisão final quanto ao desenho e local, e conseqüentemente são essas pessoas que deixaram se persuadir por outrem, que acabam fazendo a coisa errada ou seja um desenho sem paixão, ou em um local que com o tempo ira desgastar a sua relação com ele (desenho), esses primeiros passos são os mais importantes, volto a frisar, fazendo a escolha do desenho e local certo você vivera em plena harmonia com sua tatuagem e com certeza será admirada (o) pela arte viva que passara a ser.
Dica: A nossa lista de desenhos para tattoo permite-lhe classificar facilmente através de milhares de resultados de pesquisa e armazenar seus desenhos favoritos a sua lista de opções, esses podem ser guardados de forma que você volte outro dia e continue a pesquisa. Salvando sua lista fica fácil entendermos o que você procura.
Sabe aquele desenho que você acha que ficaria “engraçado” ou daquela banda sangreta que você ama? Daqui a algum tempo você pode não achar tão engraçado e nem tão legal assim, e pode se arrepender, uma dica pessoal é que evite esse tipo de desenho, e principalmente nome de namorado, amigo e afins, isso evitará o problema (e a dor) de se arrepender e ter que cobrir o desenho.
2 – Local Credenciado
Um Studio de tatuagem que garanta sua integridade física deve ser regulamentado, registrado, possuir alvará de funcionamento e serem autorizados pela vigilância sanitária, para tudo isso existe documentos comprobatórios serem uma empresa, possuir um numero de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), pois se por acaso algo venha a dar errado quem você vai procurar? O Zé da esquina?, Ter pelo menos um certificado de Biossegurança e preferencialmente estar sindicalizado a uma entidade de classe com credibilidade, no Brasil temos o SETAP-BR (Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing do Brasil), estar dotado de equipamentos específicos para a assepsia e o mais importante devem ter um certificado ministrado registrado por médicos patologista, pois precisam ser instruídos quanto ao manuseio de todo esse equipamento assim como a rotina e procedimento na esterilização e desinfecção do local, estarem aptos a responder todas as suas duvidas, assim como uma simples pergunta sua “Como você garante minha saúde e bem estar? peça para eles te mostrarem tudo antes de você decidir por se tatuar naquele local, veja a arrumação do ambiente, desde o estado dos moveis e utensílios até mesmo a atenção dispensada pela suas indagações, desta maneira da para você concluir se sentiu ou não firmeza no local e pessoal.
3 – Simplicidade pode ser a solução.
O simples muitas vezes é a melhor opção, desenhos complexos e de muita imaginação em sua maioria são difíceis de serem materializados da mesma maneira que você os tem em mente, por melhor que seja o tatuador dificilmente ele conseguira sintetizar as forma exatas que você imagina, digo desenhos complexos, muitas vezes recebo email´s de clientes que pedem os mais absurdos temas, recentemente me solicitaram uma composição baseado em uma placa de proibido fumar com uma temática “Reagge”, isso mesmo a pessoa queria uma placa de “Proibido Fumar” composta por ornamentos Jamaicanos, e dois nomes próprios deveriam estar em harmonia, (harmonia?!?!?) por mais que me esforcei não consegui contemplar a idéia desse cliente. A simplicidade as vezes pode ter um resultado excelente.

4 – Encontrando o Tatuador certo.
É sua responsabilidade de se certificar, da qualidade desse profissional. Então, como vou saber se ele é o certo para mim? Você deve conhecer primeiro os trabalhos realizados por ele, mesmo que por foto, e local deve ser credenciado a executar a arte da tatuagem (Loja legalizada). É sempre bom encontrar um artista que tem alguns anos de experiência, temperado com o estilo de arte que você escolheu. Peça para ver alguns de seus trabalhos acabado, um tatuador profissional terá diversas fotos de seus trabalhos pra poder serem vistas. Se ele não tiver fotos que comprove sua habilidade este é um mau sinal. Observe cuidadosamente as imagens. Verificar a qualidade dos contornos em preto, serão estas linhas limpas e frescas?, ou são elas precárias e irregulares? Além disso, olhar para a cor ou o sombreamento, são as cores brilhantes e sólidas ou são embaçadas, com partes faltando? Será que as cores estão harmoniosas? É a imagem é de fácil compreensão? Será que as tatuagens possuem contorno adequado para o corpo? Se as imagens respondem às suas necessidades, você deve ir conhecer o artista. Porque tatuagens são pessoais e é bom tatuar com alguém que lhe de confiança. Os artistas deverão ser abertos a responder suas perguntas. Eles devem participar dos seus comentários com entusiasmo para lhe dar incentivo e confiança. Se o artista não gosta suas idéias, ou tenta lhe conduzir a algo que você não está procurando, então você pode estar no lugar errado. Encontre um artista quem vai dar a você o que você quer e permaneça fiel aos seus instintos. Nem todos os artistas tatuagem são os mesmos e que pode levar você a várias viagens diferentes a estúdios antes de encontrar o caminho certo. Tatuador perfeito não existe, mas existe uma tatuagem perfeita pra você!
5 – O estado de espírito.
Nunca faça uma tatuagem quando estiver deprimido/a, modernas técnicas trouxeram as tatuagens a níveis incríveis. Não há nenhuma razão para se fazer uma tatuagem que traga desagrados no futuro. No entanto, clientes insatisfeitos aparecem todos os dias. Uma razão para isto é clientes que se tatuam em estados de espírito não favoráveis. Às vezes, por serem impulsivo, estar em um embalo, querer provar algo para alguém, mesmo que seja uma prova de amor, isso não costuma dar muito certo, pois tatuagens são permanentes. Evite as “Tatuagens de embalo ou moda”. Tenha certeza que você está emocionalmente preparado para receber sua tatuagem.
Dica: Nunca faça tatuagem sob a influência de drogas ou álcool. Evite fazer quando está gripado ou doente pois sua pele estará sensível e você sentirá a dor 2x mais! Evite usar anestésicos para a pele, na hora parece uma boa ideia mas com o tempo a tinta da sua tatuagem pode sair com mais facilidade.
6 – O respeito pelo tatuador
Não faça com que o profissional fique desenhando ou tirando desenhos, por varias vezes por motivo de suas indecisões, desagradável ficar desenhando, tirando, criando desenhos e sempre existe algo a ser mudado, como eu citei anteriormente vá se tatuar com alguma idéia pré definida em mente, se sua opção de escolha muda completamente a cada nova idéia, pode ter certeza que isso será frustrante ao tatuador, trará um desgaste que vai ser refletido no trabalho, pois ele terá na mente que por mais que ele faça, você não estará satisfeita devido as duvidas pertinentes na pré definição do desenho, ou seja perde-se o estimulo vai parecer que tudo que ele possa a vir criar, saiba o que você realmente deseja fazer e apresente uma idéia concreta sobre o tema faça um Brain Storm junto ao profissional que ira lhe tatuar. Nunca cometa o erro de falar: “Olha você esqueceu de preencher aqui ou ali, ficou falhado aqui ou ali” isso subestima a capacidade do artista e tira completamente o estimulo, pois muitas vezes a seus olhos é difícil de compreender o porque de aquele local estar diferente do desenho original ou do que você compreende, sem subestimar sua capacidade de entendimento, porem as fazes da confecção de uma tatuagem é muito complexa, não é como desenhar em um superfície rígida tente fazer um desenho maneiro em uma bexiga e você vai entender o que estou querendo dizer se tiver alguma objeção declare no final nunca no desenrolar da confecção, salvo alguma nova idéia que você venha a ter e deseja uma mudança na cor mas uma vez definida as forma confie no tatuador.
7 – Quanto devo gastar?
Lembre-se tatuagem é uma obra de arte e assim sendo não existe uma tabela para isso, esse fator vai depender do local (Loja), que você escolher, da reputação do Tatuador, da infra-estrutura oferecida e principalmente da qualidade oferecida, estrutura física da loja e um fator não menos importante o local a ser tatuado, alguns tatuadores cobram valor diferenciado devido ao local a ser tatuado, ex: peito e costelas têm valores diferenciados pela dificuldade perda excessiva de material na confecção do trabalho. Juntando todos esses fatores tenha em mente quanto você quer gastar para que na hora você não fique equacionando seu bolso com o desenho a ser tatuado. Uma simples comparação uma mulher em media gasta R$ 1000,00 por ano no cabeleireiro, e esse ciclo repete-se por toda a vida, não esqueça que a tatuagem é paga uma única vez e esse upgrade de beleza é para sempre. Então não economize na hora de escolher seu desenho você vai pagar uma única vez, não se arrependa posteriormente dizendo eu poderia ter feito um pouco maior ou, deveria ter escolhido aquele desenho “X” e não o fez por questão de valores.
Dica: A dor e o dinheiro é uma vez só, mas a tatuagem fica para o resto de sua vida, não faça sua tatuagem pelo valor, afinal ninguém gosta de uma tatuagem que desbotará com o tempo ou até sairá por quase inteiro (pois é, isso acontece)
8 – Higiene Pessoal
Outra coisa não tão importante mas que colabora para o sucesso da sua tatuagem é a higiene pessoal do local a ser escolhido, se você optar por um local “X” ou “Y” antes de você chegar na hora “H”, faça uma higiene pessoal adequada ao local a ser tatuado, pois é constrangedor para você e o tatuador certas situações, tipo ir fazer uma tatuagem no pé depois de um dia inteiro de trabalho e estar usando um calçado que da maior chulé, isso será desagradável para ambas as partes mesmo que se faça uma higienização no local, nada melhor do que você já vir preparada (o), com o local bem limpinho, cheiroso, use preferencialmente qualquer creme hidratante assim a pele estará suave e hidratada e conseqüentemente um resultado sera mais satisfatório pois uma pele hidratada se obtem outro resultado, mesmo que não seja no pé, como tomei como exemplo, isso é valido para outros locais tipo axilas, virilha etc.

9 – Na hora “H”
O grande dia chegou, é importante que você venha descansado/a e bem nutrido/a. Não saia até tarde na noite no dia anterior a sua tatuagem. Você deve estar bem descansado, assim você pode se sentar e relaxar ainda mais. Também é útil ter comido uma boa refeição leve e substancial. Tatuados com o estômago vazio pode ser surgir diversos problemas desde queda de pressão até náuseas. Quando você se sentar calmamente e descontraído, O tatuador pode concentrar-se em fazer um bom trabalho. A dois resultados para uma tatuagem, um é para os que se sentam calmamente e assim permanecem, o outro é para aqueles que tomam um tempo precioso e energia, tanto de si como do tatuador, certifique-se de ajudar o tatuador estando descontraído e evitando queixar-se aos movimentos da maquina de tatuar, é muito provável que tenha um efeito negativo sobre a sua tatuagem. Se você se sentar e cooperar com o seu tatuador, você estará orgulhoso de saber que você fez a sua parte para fazer com que a tatuagem saísse perfeita!

10 – Cuidar da sua nova Tattoo
Não está terminada até que a tatuagem esteja cicatrizada completamente. Após o tatuador ter feito seu trabalho, agora é a hora de você fazer o seu. Sua tatuagem terá perto de um mês antes que esteja completamente curada, durante a primeira fase de cicatrização (cerca de 3 a 5 dias), você pode enfrentar desconforto, inchaço, após o 3º dia você deve lavar a sua nova tatuagem, pelo menos, 4 ou 5 vezes por dia, com uma ligeira pasta de sabão antibacteriano em seguida enxugar gentilmente sua tatuagem com suavemente com uma toalha de papel. A segunda e última etapa (3 – 4 semanas) também terá um grande efeito sobre o resto da vida da tatuagem. A tatuagem na sua cicatrização tende a secar e neste ponto é importante manter a sua tatuagem hidratada um bom produto vai ajudar a prevenir infecção, que pode deixar sua tatuagem traumatizada. Embora alguns tatuadores irão recomendar diferentes abordagens para a cura, a maioria irá concordar com três coisas básicas: manter sua tatuagem limpa, hidratada e protegidos da luz solar.
Dica: Evite cremes e loções que contêm fragrâncias, álcool, cores artificiais e outros ingredientes que podem irritar a tatuagem.
Agora que você está sabendo de todas estas dicas, já pode começar a pensar e a escolher com calma o seu desenho e seu tatuador, para aqueles que vivem querendo saber onde fiz as minhas, 7 das minhas 8 fiz com o mesmo tatuador, da Regis Tatoo na Galeria do rock. 

Em off: A loja Black Rose está caprixando em seu site, não deixe de visitar! Na página da loja virtual vc poderá também poderá acessar a página da loja no facebook, não fique de fora!

10 Responses to “Tatuagens – A arte”

  1. Passando pra deixar um presentinho pra Eduarda. http://diariodedarkangel.blogspot.com/2011/09/dossie-poisonblack.htmlResenha do Show do Poison. Ainda peguei uma baqueta do Tarmo! kkk Dá uma conferida lá meu anjo ^^;*

  2. Oi linda! Adorei a resenha, e que bom que deu tudo certo ^ ^ Conseguiste uma baqueta, hein??? Sortudaaa!! (me corroendo de inveja aqui aushausha) Conseguiu ver o Ville de pertinho? kkkkBjoos e obrigada ^ ^= *

  3. —> Uau, que post mara!!! E isso porque eu estava pensando justamente em fazer um post sobre o assunto, já que finalmente eu encontrei o desenho perfeito para a minha ( e que até agora eu nunca vi em ninguém) *-* rs. Realmente a pessoa deve estar com a cabecinha no lugar na hora de fazer uma tattoo, até eu que não entendo muito do assunto (embora conheça uma pessoa que trabalha com isso, e converso bastante com ela a respeito) tenho a consciência de que é sério e que é necessário ter maturidade para não acabar fazendo merda. Deve ser por isso que eu tenho enrolado por anos rsrs, sem falar que eu (nunca rsrs) ainda não tenho grana o suficiente (¬¬' é nisso que dá ser gastadeira). Quando eu finalmente estiver com a minha tattoo prontinha, pretendo mostrá-la aqui.Excelentes dicas!!= *

  4. —> Ah é. Alguém sabe qual é o nome da música do Die So Fluid que estava tocando aqui no blog?

  5. a musica que estava antes dessa? não era die so fluid, era diva destruction, the broken ones

  6. Este comentário foi removido pelo autor.

  7. Ah, sim, mas não era dessa que eu estava falando… Eu queria saber o nome da que estava tocando antes da Cities In Dust. Mas obrigada ^ ^.

  8. Mero acaso do destino kkkkkkAh véei consegui sim. Admirei aquele lindo o tempo inteiro (fiquei pertinho, na frente do palco ^^)!Ah não tenha inveja kkk Pelo o que tenho visto, logo menos eles voltam pra cá, aí vc terá de ir hein? xD;* e de nada. ^^"

  9. Antes dessa não era Die so fluid também, rsrs. Era uma banda que vi a pouco tempo, Pretty Reckless, a musica era miss nothing

  10. AAAh, tendi hehehe. Valeu por me dizer, Akasha ^ ^ (eu não sabia mesmo, e perguntei para um amigo – tonto kkkkk). Por isso é que eu não achava a música de forma alguma haiahaha…—> AAh, Angel, mas ficar tão pertinho do Ville é uma dádiva rsrs. Mas e aí, ele ao menos te encarou ou algo do tipo rs? Eu ficaria petrificada numa situação dessas aushuahsaa… Espero mesmo poder ter a sorte de vê-los ao vivo um dia ^ ^Bjoos.

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: