Vacances!

Bonjour!
As férias finalmente chegaram para mim e para curti-la pretendo ler muitos livros (mas sei que lerei apenas alguns) rs. Pois bem, atendendo à sugestão da Mille,vou indicar a vocês alguns livros que já li e recomendo. Para ser sincera, à princípio pensei em alguns títulos clássicos como Frankenstein, O Silmarillion (meu favorito), Entrevista com o Vampiro, etc. Mas deduzi que esses livros são muitos conhecidos e se os recomendasse não estaria acrescentando nada a ninguém. Portanto, indicarei quatro dos livros que li nesse primeiro semestre de 2011. Acredito que eu já comentei que faço faculdade de História, sendo assim, passo o ano inteiro e até as férias lendo livros desse estilo. Escolhi dois deles que, acredito, possam interessar não só estudantes de História, são eles:


A Cultura das Aparências: uma história da indumentária (séculos XVII e VXIII)


Sinopse: Modos de produção, higiene, implicações estéticas e morais do traje: na roupa se entrelaçavam as transformações de uma sociedade em ebulição. No dia-a-dia, a revolução indumentária modificava as relações e a maneira como as pessoas viam e eram vistas.
Editora: Senac
Autor: DANIEL ROCHE
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 526

Minha opinião: Através da análise de inventários post-mortem, o autor analisa os costumes indumentários da sociedade francesa nos séculos XVII e XVIII, bem como, o que esses mesmo costumes podiam revelar sobre o cotidiano de uma nação em estágio de transformação social (com a burguesia cada vez mais estruturada). Além de todo o caráter histórico/social, o livro também aborda as transformações nas roupas dos indivíduos desse período, como por exemplo, a evolução do corset rígido para um espartilho mais flexível. Livro recomendadíssimo para quem se interessa por moda e história.


Guerras do Prazer: a experiência burguesa da rainha Vitória a Freud.

Sinopse: Nele, o historiador Peter Gay investiga como foi a busca da burguesia, já estratificada no século XIX, pelos seus ícones culturais. Foi uma época profícua no investimento de construções de museus, criações de orquestra sinfônicas etc.
Editora: Companhia das Letras
Autor: PETER GAY
Ano: 2001
Edição: 1
Número de páginas: 352

Minha opinião: O livro trata da influência, ou melhor, do incentivo que a burguesia vitoriana, deu às Artes no século XIX. A participação da classe burguesa (que nesse período já era um grupo bem estruturado) se deu, não só através de incentivos financeiros, mas principalmente através de críticas aos vanguardistas. Como vocês sabem, o século vitoriano foi marcado pela transição do romantismo para as escolas modernistas (impressionismo, expressionismo, fauvismo e outros “ismos”). O livro, além de abordar a questão artística, também trata dos conflitos sociais que a classe burguesa enfrentava naquele momento, pois sofria muito preconceito, inclusive porque a grande maioria do grupo social era formada por judeus. Indico esse livro para aqueles que gostam de artes e história.
Para quem for interessado em século XIX, esse título é o quinto de uma série de livros que Peter Gay lançou a respeito da burguesia vitoriana.

Outros livros:


Memnoch

Sinopse: Anne Rice retoma em Memnoch o relato da saga do vampiro Lestat e sua eterna busca pela razão de ser. Dessa vez, instigado por Memnoch, o Demônio em pessoa, que deseja fazer dele o Príncipe das Trevas e com isso desafiar a Deus, Lestat visita o Paraíso e desce ao Inferno.
Editora: Rocco
Autor: ANNE RICE
Ano: 1997
Edição: 2
Número de páginas: 348

Minha opinião: Diferente de outros livros das Crônicas Vampirescas, o foco principal deste volume não é a experiência do Vampiro Lestat como ser sobrenatural, mas a formação da Terra, o princípio da vida e, o que eu mais gosto, a abordagem dos conceitos de bem e mal. Adoro os livros da Anne Rice principalmente devido à discussão desses conceitos morais e religiosos que ela trás à tona, portanto, super recomendado qualquer título da autora.



A Happy House In a Black Planet: introdução à subcultura gótica

Minha opinião: Esse livro é fantástico, tanto para quem já conhece a subcultura gótica à algum tempo, quanto para quem ainda pretende conhecê-la. O autor, H. A. Kipper, freqüentador da cena em São Paulo desde 1990 faz uma breve descrição do que é a subcultura gótica, aborda a questão do surgimento da mesma, bem como aparencia e costumes góticos, filmes e livros queridinhos dos darks. Aponta também todas as subdivisões que existem na cena e discute o que é ou não ser gótico.
Segue um trecho:
“Alguns adolescentes buscam pertencer a “qualquer rebanho” ou “gangue” que lhe ofereça uma identidade fácil que possa ser uma alternativa à identidade de “filho” dependente dos pais que tinha até então. Este tipo de participação subcultural não nos interessa aqui, pois quem se aproxima de uma subcultura apenas para “ter amigos” ou “uma galera” vai se afastar desta subcultura pouco tempo depois, muitas vezes falando mal dela ou a ela se referindo como “coisa de adolescente”. De fato, para esta pessoa foi “coisa de adolescente” pois ela se aproximou por motivos equivocados: apenas por necessidade de pertencimento a algum grupo, necessidade de auto-afirmação e/ou uma identidade superficial e fácil.
Claro que uma parte dos que se aproximam cedo de uma subcultura acabam se identificando de fato com o que ela significa. Mas para que isso aconteça é preciso que a pessoa descubra quem ela é ou quer ser. Subculturas não podem ser substitutos de nossa identidade, apenas fazem parte de nossa identidade, juntamente com outras coisas. Somos Góticos e ao mesmo tempo somos várias outras coisas não necessariamente relacionadas a subcultura Gótica.”
O autor disponibilizou a versão online do livro no endereço http://www.gothicstation.com.br/.

Decidi indicar apenas quatro livros para que o post não ficasse enorme. Além disso, sei que muitos não teriam paciência para ler a descrição de todos os meus livros favoritos ^^. Atualmente estou lendo O Vampiro Armand e pretendo ler o primeiro livro da série A Guerra dos Tronos.
Mas digam-me, o que estão lendo no momento? Quais títulos indicam? Conhecem a série A Guerra dos Tronos? Não deixem de comentar, ok?
Au Revoir.

5 Responses to “Vacances!”

  1. *____* auaa ^ ^ que post legaal!! Amei as suas dicas, com certeza vou procurar por esses livros!! rsrs Atualmente, eu acabei de ler "O Retrato de Dorian Grey", de Oscar Wilde (esse não é novidade) e agora estou lendo um para quem trabalha (ou pretende trabalhar) com a escrita, "A Arte de Escrever Bem" (não me lembro dos nomes das autoras rs).Curti muito o post, espero que futuramente você possa nos agraciar ainda mais com outras dicas de leitura.Parabéns!! ^ ^

  2. Que bomm q gostou da minha sugestão! Amei o post!!! O fato de vc colocar um livro q está disponível online alimenta nossa necessidade imediata de leitura, adorei! Agora estou lendo o livro "Joana D'Arc" por ela mesma psicografado pela médium Ermance Dufaux, editora petit, super recomendo pois ele conta tudo o que aconteceu com Joana utilizando as palavras dela mesma, é rico em detalhes e de leitura super agradável ("devorei" o livro).Bjus… Mille.

  3. Obrigada ^^. Mille, adorei sua sugestão, sempre que tiver outras idéias, pode ter certeza que elas serão bem vindas. Aliás, esse livro sobre/da Joana D'Arc deve ser muito bom, só falta tempo para ler tantos títulos interessantes ^^=*

  4. Pra falar da subcultura e várias outras facetas do goth, recomendo do livro da Dunka Brill "Goth Culture: Gender, Sexuality and Style". =)

  5. Nossa, nunca ouvi falar desse livro O.oVou dar uma pesquisada, com certeza!O(brigada pela dica ^^

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: