Gothic Movies

Salut!
O frio chegou e com ele vem aquela vontade de ficar embaixo do cobertor, assistindo tv e, de preferência, em boa companhia. Foi pensando nisso que decidi fazer esse post com dicas de alguns filmes. Sei que a maioria deles são conhecidos, porém, espero ainda assim ter algo a acrescentar no repertório de vocês.
Gostaria de fazer um breve comentário antes de apresentar minha lista de filmes. No ano passado li um livro chamado A BLACK HOUSE IN A BLACK PLANET: INTRODUÇÃO A SUBCULTURA GÓTICA, do gaúcho H.A.Kipper. Esse livro é ótimo e pretendo falar mais detalhadamente sobre ele em um futuro não muito distante. Mas o que cabe aqui nesse post é que o mesmo trás uma lista de filmes góticos que eu estarei utilizando aqui.

A FAMÍLIA ADDAMS (1991, de Barry Sonnenfield)
A NOIVA CADÁVER (2005, de Tim Burton)
A NOIVA DE FRANKENSTEIN (1935, de James Whale)
ASAS DO DESEJO (1987, de Win Wenders)
A ÚLTIMA TEMPESTADE (1991, de Peter Greenaway)
BEETLEJUICE, Os Fantasmas se Divertem (1988, de Tim Burton)
BLADE RUNNER, O Caçador de Andróides (1982, de Ridley Scott)
BRAM STOKER’S DRÁCULA (1992, de Francis Ford Coppola)
CABARET (1972, de Bob Fosse)
DRÁCULA (1931, de Tod Browning)
EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990, de Tim Burton)
ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1994, de Neil Jordan)
FRANKENSTEIN (1931, de James Whale)
METRÓPOLIS (1927, de Fritz Lang)
NOSFERATU (1922, de F.W.Murnau)
NOSFERATU (1979, de Werner Herzog)
O ANJO AZUL (1930, de Josef von Sternberg)
O CORVO (1994, de Alex Proyas)
O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993, de Tim Burton)
O GABINETE DO DR. CALIGARI (1919, de Robert Wiene)
O HOMEM QUE CAIU NA TERRA (1976, com David Bowie)
O SÉTIMO SELO (1957, de Ingmar Bergman)
PLAN 9 FROM OUTER SPACE (1959, de Edward Davis Wood, Jr.)
SWEENEY TODD (2007, dirigido por Tim Burton)
THE HUNGER (1983, de Tony Scott)
THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW (1975, de Jim Sharman)

Muitos desse filmes eu ainda não vi, então vou indicar aqui alguns daqueles que eu já assisti e que são meus favoritos. A lista que montei é aleatória, ou seja, não tem nenhuma regra nem de data de lançamento nem de predileção.


NOSFERATU
(1922, Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, dirigido por F.W.Murnau, com Max Schreck ).
Esta é a primeira versão da história do conde Drácula no cinema. Como o escritor Bram Stoker não autorizou o uso do nome “Dracula”, o diretor F.W.Murnau usou “Nosferatu”. Um dos mais clássicos filmes de vampiro, devido à atuação e aparência única de Max Schreck como o vampiro e conde Graf Orlock, e pela direção de F.W.Murnau que cria um clássico do expressionismo alemão. A historia é a clássica do Vampiro que se muda para uma cidade e começa a aterrorizá-la…

BEETLEJUICE (OS FANTASMAS SE DIVERTEM)
(1988, dirigido por Tim Burton)
Com o típico humor-negro Burtoniano, o filme fez tanto sucesso que deu origem ao popular desenho animado de mesmo nome. Um casal morre e se torna fantasma em sua casa de campo, mas começam a ter trabalho para espantar os novos moradores. Para isso pedem ajuda para outro fantasma, o zumbificado Beetlejuice (Michael Keaton), que popularizou mais ainda os ternos e camisas listrados em preto e branco (e outros) na cena gótica, assim com o grito “BeetleJuice” (“Besouro-suco” ou suco de besouro, em português). A única alegria dos fantasmas acaba sendo a filha gótica do casal de novos moradores, Lydia, interpretada por Winona Ryder em interpretação e visuais góticos imperdíveis. Figurinos, cenários e maquiagem merecem destaque. Depois, na série de desenhos animados, Lydia e Beetlejuice se tornam os personagens principais.

DRACULA DE BRAM STOKER
(1992, dirigido por Francis Ford Coppola)
Versão moderna mas bastante fiel ao livro de Bram Stoker, bem dirigida e com um casting de estrelas: Gary Oldman (príncipe Drácula), Keanu Reeves (Jonathan Harker), Anthony Hopkins (Van Helsing) e Winona Ryder (Mina) nos clássicos papéis principais e o músico Tom Waits no papel de Renfield. O filme começa com a suposta origem de Drácula como Vlad Tepes no século XV e o surgimento da maldição do vampiro e segue o enredo clássico. Imperdível.

ENTREVISTA COM O VAMPIRO
(1994, Interview with the Vampire, dirigido por Neil Jordan)
Baseado no livro “Interview with the Vampire” de Anne Rice publicado em 1976, o filme traz os dramas existenciais do vampiro Louis (Brad Pitt) em choque com cinismo do vampiro Lestat (Tom Cruise), além dos clássicos vampiros Armand (Antonio Banderas) na direção do “Theatre des Vampires” e a doce Claudia, a menina vampira.O destaque do filme é o mesmo do livro: trazer vampiros que não são apenas caricaturas de terror, mas indivíduos que se debatem com questões morais e existenciais.

SWEENEY TODD
(2007, Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, dirigido por Tim Burton, com Johnny Depp, Helena Bonhan Carter)
Sweeney Todd (Johnny Depp com um visual gótico a lá Dave Vania nos anos 80), também conhecido como o perturbado Benjamin Barker, o barbeiro, volta a Londres vitoriana depois de muitos anos para se vingar do juiz que destruiu sua felicidade e família no passado. Não tanto por acaso se une a Sra. Lovett, conhecida por fazer as “piores tortas de Londres”. Unindo suas habilidades com a navalha e o moedor de carne, engendram suas demoníacas vinganças…
O filme é baseado em um premiado musical, sucesso na Broadway desde 1979, que por sua vez foi inspirado personagem de ficção do século XIX, Sweeney Todd, da série de “livros de bolso” de terror comercial “The String of Pearls” (1846-1847), tendo posteriormente existido várias versões em livro. Existe uma outra versão cinematográfica de 1936.

A FAMÍLIA ADDAMS
(The Addams Family, 1991, dirigido por Barry Sonnenfield)
A Família Adams criada pelo cartunista Charles Addams gerou várias séries e filmes. Esta versão de 1991 é baseada na série televisiva tradicional em que personagens de terror constituem uma atrapalhada e mórbida família. Formada pelos patriarcas Gomez (Raul Julia) e Mortícia (Anjelica Huston, inspirada na Vampira de Maila Nurmi), seus filhos Pugsley, Wednesday (a “maléfica menininha” Christina Ricci), Tio Fester, and Grandmama, o mordomo Lurch de estilo Frankenstein e o seu ajudantede Thing (coisa), uma mão sem corpo… Existe uma continuação de 1993, “Addams Family Values”, com os mesmos atores. Procure conhecer também a antiga série de TV “Addams Family”.

E os meus favoritos do Tim Burton:


O ESTRANHO MUNDO DE JACK
(1993, The Nightmare Before Christmas, de Tim Burton)
Jack Skelington, protagonista desta animação, se tornou um ícone para os Góticos bem humorados de todo o mundo. Ele é o lider da cidade de Halloween, que vive para isso o ano inteiro. Jack, porém, começa a se entediar e vai buscar outras aventuras, como tentar organizar o natal em seu estilo no mundo inteiro. Claro que as coisas não dão muito certo… A animação é realizada com uma qualidade poucas vezes vista com bonecos pelo método stop-motion. O estilo expressionista e sombrio de Tim Burton nos cenários e personagens também pode ser visto em outras animações do diretor, como “A Noiva Cadáver” (Corpse Bride, 2005). Destaque para o par romântico que Jack faz com a zombina-boneca Sally, imortalizada na canção “Sally Song”, de Danny Elfman, que a banda Gótica London After Midnight regravou em 1998. Elfman, que geralmente faz as trilhas sonoras de Burton, colaborou também com os Siouxsie and The Banshees na música “Face to Face”, em 1992, trilha do filme “Batman Returns”.

EDWARD MÃOS DE TESOURA
(1990, Edward Scissorhands. Dirigido por Tim Burton)
Com Johhny Deep no papel principal, Wynona Ryder e Vincent Price no papel do cientista criador de Edward. Edward é um tipo de Frankenstein romântico e sensível que vive escondido em uma torre abandonada desde que seu criador morreu antes de “completá-lo”: faltavam as mãos, o que fez com que Edward tivesse que usar tesouras para fazer mãos, com a qual realiza belas obras de arte mas…que podem causar muitos problemas se ele for levado a conviver na “civilização”. O visual do protagonista é fortemente inspirado nas bandas Góticas dos anos 80, algo que o diretor Tim Burton não esconde também em outros de seus filmes e em seus próprios visuais.


A NOIVA CADÁVER
(2005, The Corpse Bride, de Tim Burton)
Comédia romântica filmada com o estilo animação stop-motion, conta a história de uma noiva morta que busca um noivo…vivo ou morto. Com deliciosas cenas musicais no reino dos mortos, o filme explora com bom humor todos os clichês do horror gótico.


A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA

(1999, Sleep Hollow, de Tim Burton e com roteiro baseado em conto de Washington Irving.
A história ocorre em 1799. O investigador Ichabod Crane é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos misteriosos, onde todas as vítimas são encontradas decapitadas. Crane tem frequentes pesadelos com a morte de sua mãe, torturada na Donzela de Ferro. Os habitantes acreditam que o assassino seja um ex-combatente de guerra que se esconde na floresta e sai todas as noites para procurar a sua cabeça, perdida em combate. Em Sleepy Hollow, Ichabod conhece Katrina Van Tassel, que o ajuda nas investigações e por quem se apaixona.

Pois bem, estão aí, alguns dos meus filmes favoritos. Tenho outros da lista montada por Kipper entretanto, me faltou tempo e disposição para conhecê-los. Assim que o fizer, posto minha opnião aqui no blog, se ela interessar à alguém.
Mas, contem-me. Quais seus filmes favoritos? Alguns deles estão naquela lista?
Não deixem de comentar ^_~

Au Revoir

8 Responses to “Gothic Movies”

  1. Wooow que post demais!!!Nossa, curti muito ^ ^… Os filmes da sua lista de favoritos eu tbm já assisti, com certeza são imperdíveis. Eu ainda tenho o meu VHS do Drácula de Bram Stoker, e também o do Entrevista Com O Vampiro (este eu passei para DVD, o do Drácula eu tô enrolando até hoje – shaaaaame! – rsrs), Besouro-suco é demaaais, eu rio muito com aquele filme, e o Edward mais o Jack então… Nem há o que dizer rs. Enfim, todos os filmes são show. Eu tenho um dirigido pelo Nicolas Cage que se chama A Sombra do Vampiro, eu nem sabia que ele dirigia rsrs, mas eu curti bastante o filme, que meio conta a história das filmagens de Nosferatu (com o Willem Dafoe como Max Schreck, ficou igualzinho rs). Eu achei bem interessante.Adorei o post, Bárbara, parabéns!!!= *

  2. ótimos filmes,boa parte da primeira lista assisti,outros tenho e alguns tenho certa curiosidade…tenho uma quedo por cinema horror e trash,o que fica mais facil adquirir esses tipos de filme (como fome animal de Peter Jackson de 1991).Amei o tópico e com certeza vamos continuar assitindo filmes grudadinhos né amor??heheheUm file que gostaria de recomendar é Repo the Genetic ópera (Direção Darren Lynn Bousman-2010).Trata de maneira interessante assuntos como saúde e estética e tem um visual bem paginado na cena pos punk…Parabens pelo post!Beijos, abraçosTe amo

  3. Dracula é meu filme de paixão, seríssimo! Tem outros filmes maravilhosos também para assistir nesse frio:-Necromicon- A morte do diabo- A noite dos mortos vivos- O poço e o pêndulo- O corvo- Mestre dos desejos- HellRaiser- Cemitério Maldito- Frankestein- O principe das trevas e muitos outros, amo filmes e tenho uma vasta coleção, bom tema para post

  4. Adorei o post!!! Muitos filmes maravilhosos, boa parte eu já assisti e pretendo conseguir os outros de sua lista pois adoro filmes desse gênero!!!Só achei que ficou faltando um filme q eu AMO: A rainha dos condenados, sei q ele não se compara a alguns antigos (como Entrevista com Vampiro q tb AMO), + é um filme atual de vampiros q vale a pena se assistir!!! Bjus… Mille.

  5. Oi Mille.Então, eu não coloquei o Rainha dos Condenados porque achei que ele ficou mto diferente do livro (sou muito crítica com esse lance de filmes/séries baseadas em livros). Com certeza faltam alguns filmes nessa lista, por exemplo O retrato de Dorian Gray e Frankenstein (aquela versão com a Helena Bonhan Carter). Também estou tentado seguir a lista, mas todo título que puder complementá-la será bem vindo ^^

  6. concordo com a barbara, tb sou muito critica com a versão de a rainha dos condenados e para mim a unica coisa que vale a pena nesse filme é a trilha sonora que é perfeita, mas outros filmes de vampiro que pra mim vale a pena, e não lembro se está na lista ´são:A dança dos vampirosDracula 2000Garotos perdidosCarmilaoutro filme antigo que assisti e amei foi morte prematura, baseado no conto do poe, e tem muitos filmes de cenario gotico atuados pela christinna ricci e que é raro de achar ou passar no brasil, mas valem bem a pena!Outro filme que não é bem gótico, mas que curti foi: os homens que nao amavam suas mulheres

  7. Outro filme de vampiro que eu ADORO mesmo é Van Helsing. Os figurinos das personagens desse filme são demais *_______* Está com certeza no meu Top 10 ^_~

  8. Van Helsing é demais mesmo!mais só filmão aqui!todos muito recomendados!!*.*Pam

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: