DO IT YOURSELF – Saia de Tule


Olá!

Caros leitores, hoje meu post será uma dica para dar um “tapa no visu”. Creio que a maioria das garotas que curtem o estilo goth adora saias rodadas e volumosas, e as saias de tule são uma ótima pedida nessas ocasiões. Existe uma infinidade de modelos que você pode encontrar por aí, mas também tem como você fazer a sua própria peça.

Tempos atrás, pensando nisso, eu procurei e encontrei na Net um tutorial para a confecção de uma saia de tule, daí eu o li, comprei as coisas e… Não é que deu certo?! Mesmo para mim, que sou uma catástrofe como costureira. A minha saia ficou super legal e por isso resolvi repassar o tutorial à vocês, sendo assim, vamos lá.

– Você vai precisar de elástico ( de preferência preto), linha e agulha de costura e, obviamente, o tecido (a cor fica por conta da sua preferência). Lembrando aqui que é a quantidade de tecido usado que vai definir o volume da sua saia, portanto, a não ser que você queira uma saia “anêmica”, sugiro que sejam comprados pelo menos uns oito metros de tule. Todos os itens citados são facilmente encontrados em lojas de armarinhos e afins e o tule não custa caro.

– Agora você vai definir o comprimento da sua saia. Quando você compra o tecido, ele vem dobrado ao meio, mantenha-o assim e meça o comprimento que você quer. Se optar por cortar, não o faça onde fica a dobra (só para evitar o risco de estragar tudo rs).

– Sem desdobrar o tecido, vá costurando a parte de cima dele (onde fica a dobra) em forma de zigue-zague de uma extremidade à outra, e conforme você vai costurando, puxe a linha (com cuidado para evitar rasgões ou sei lá o quê) para que o tecido fique franzido. Não se esqueça de dar um nó com a linha antes de começar a costurar, evitando assim que ela escape.
Eu fiz uma costura mais grosseirinha, com cerca de 2 cm de largura, pois assim fica mais fácil = D. É o franzido que vai dar formato à saia.

– Agora é a vez do elástico. Primeiramente, corte um pedaço de acordo com a medida de seu quadril (não se esqueça de esticá-lo para tal, se não pode ficar largo). Feito isso, costure-o no tecido anteriormente franzido e por fim costure as extremidades. Faça isso à mão, com pontos largos, pois assim você poderá ajustar sua saia depois de vestida.

Pronto! Agora é só você usar a imaginação e customizar a sua saia conforme a sua vontade. Eu nem fiz nada na minha, pois achei mais legal do jeito que ficou. Uma dica é usar um shorts ou uma legging por baixo da saia, pois ela pode ficar meio transparente (novamente, isso vai depender da quantidade de tecido utilizado para fazê-la). Segue outra imagem para que vocês confiram como fica:

Para montar seu look, sugiro que se use uma blusa mais justa, para que assim ela não “brigue” com o volume da saia. A blusa que eu estou usando aí foi adquirida na loja Black Rose (http://blackrose.br21.com/), lá você pode encontrar esse e vários outros modelos ainda mais estilosos de blusinhas e corpetes, além de muitos modelos de corsets que também são uma ótima opção para combinar com a saia.
PLEEEASE ignorem o meu semblante medonho (a cara de trizteza/cansaço é porque eu perdi o meu sábado todo com trabalhos da faculdade, ficaria menos detonada se eu não tivesse de pegar três ônibus para ir à outra cidade fazer o trabalho e mais três para voltar para casa. Me arrumei e tirei essas fotos na maior pressa só para ilustrar o post) e perdoem a péssima qualidade das fotos, pois eu não tenho câmera e tive de me virar com um celular emprestado do meu namorado. Sem falar que o meu intuito aqui não é mostrar a minha falta de dotes físicos, e sim o efeito da saia no visual.
Espero que as dicas tenham sido fáceis de entender, e se rolarem dúvidas, é só fazer um comentário que eu as esclareço, ok? Aproveitem também para dar sugestões de posts que vocês gostariam de ver aqui no blog.

See ya ^ ^





6 Responses to “DO IT YOURSELF – Saia de Tule”

  1. Fazia um tempinho que eu não passava por aqui. Mal sabia das novas gurias do blog!Ótima postagem Eduarda, amei a saia estilo Amy e etc kkk' Mas creio que eu sou mais horrível em costumização do que em qualquer outra coisa!Valeu muito pela dica.;*E Parabéns!www.diariodedarkangel.blogspot.com

  2. Adorei o post!Acho muito legal esse tipo de saia, mas vale lembrar que infelizmente não fica bem em todo mundo. Uma pessoa dona de um enorme quadril como o meu iria mais parecer um bolo de festa =/Mas enfim, ótima dica ;)Até eu que ñão entendo nada de costura consegui entender como se faz ^^

  3. Valeu gente!! Nossa, Amy Lee?? É mesmo… Como eu não havia pensado nisso antes? Vou jogar a minha saia fora ¬ ¬ (brincadeirinha), apesar que eu já vi alguns visuais dela que achei muito legais. Legal saber que deu pra entender direito, eu estava meio encucada com isso hehe..Bjoss.

  4. lolPOst legal de do it yourself isso sim é pos punk baby!legal a ideia de ensinar as pessoas a fazerem suas roupas…Leva bem a ideia de a cena virar underground de novo,afinal essas grandes gravadoras acabam com a personalidade do som,creioq ue consequentemente das cenas…prefiro reservar comentarios quanto a amy lee…

  5. Ah, mas eu curti bastante o post, e do it yourself é sempre bem vindo. Eu sou péssima em customizações, mas sempre estou me arriscando e as coisas acabam dando certo.e eu achei que vc está uma graça nas fotos.

  6. Obrigada gente, estou super contente com a aprovação de vocês ^ ^ E obrigada pelo elogio Akasha ^ ^, a coisa tava feia para o meu lado no sábado rsrsrs…

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

