pic nic vitoriano do 1º Convescot Steampunk

O pic nic vitoriano do 1º Convescot Steampunk está chegando, e como prometido eu não poderia deixar de fazer um post pra ajudar vocês leitoras a encontrar uma roupa bacana pra ir, e é claro acompanhar o bolso de vocês, desde as com grana pra gastar ou aquelas que estão sem um puto e vão tentar aproveitar tudo o que tem no guarda roupa, então vamos lá!

Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real esse movimento surgiu no estrangeiro e foi nomeado de steampunk. Decerto esses sujeitos garbosos são mais steam (vapor) do que punk.
Uma explicação se faz necessária: o termo é derivado de cyberpunk, tipo de ficção científica que mostrava o homem dominado pelas máquinas – o livro fundador dessa onda, “Neuromancer” (1984), é do norte-americano William Gibson, autor que cunhou o termo “cyberspace”.
No lugar de pesadelos no mundo virtual e de vilões eletrônicos do cyberpunk, o steampunk é ambientado no começo da Revolução Industrial, quando a energia vinha das nada ecológicas caldeiras a vapor e os mecanismos eram movidos por engrenagens.
Esse subgênero literário privilegia os enredos da chamada “história alternativa”, projetando que a tecnologia daquela época atingiria a criação de computadores de madeira e aviões movidos a vapor. Saindo do universo livresco, o movimento gerou uma subcultura que dispõe de músicas, vestimentas e códigos próprios. O filme preferido é “A Liga Extraordinária” (2003), e as bandas que o representam são Abney Park, Dresden Dolls e Clockwork Quartet.

Agora que você entendeu o espírito da coisa, você já pode começar a montar o seu visual para o evento, e é claro que eu vou dar uma ajudinha básica com algumas sugestões pra ninguém fazer feio, e é claro que preciso lembrar que são só sugestões, onde você pode mudar o que bem entender criando seu próprio estilo, por que quanto mais de nós estiver em nossas roupas e acessórios, mais com personalidade a roupa fica.
Vamos relembrar agora o tipo de roupa aceitas no evento, por que temos que ter a consciência de que eventos temáticos não são feitos a toa, e entrar no espírito e principalmente no estilo proposto é o que torna o evento mais gostoso e interessante…

As roupas propostas são as seguintes:

TRAJES ANTERIORES A 1920: Edwardiano, Vitoriano, Regencial/Imperial, Georgiano/Rococó, Barroco, Elizabethano e combinações das mesmas.

Os trajes no estilo Edwardiano, Georgiano/Rococó, Elizabethano e Regencial e Imperial isoladamente pede uma produção mais elaborada, e logicamente necessita de um investimento maior, afinal vestidos rodados, com babados e frufrus, casacos pesados, perucas, maquiagem mais fina é necessário para compor estes visuais, que resultariam numa coisa assim:

O que eu recomendaria para todos os bolsos e gostos, utilizar como base o estilo vitoriano, e caso você queira incrementar o visual, adicionar acessórios e adornos dos outros estilos que você tenha em mãos.

Dicas de roupas:

Para as garotas:

– Espartilhos! Espartilhos são o ápice, deixam lindo qualquer visual, e hoje em dia qualquer pessoa que curta um estilo mais alternativo, e inclusive o estilo vitoriano tem um espartilho, nem que busiquinho, em casa. Se você não tem, corre e adquira o seu na Loja Black Rose, pois vocês encontram espartilhos lindos e baratinhos! Agora, voltando ao assunto, o seu espartilho pode ser de cintura ou de busto, caso opte por um de busto poderá usá-lo com bolero ou segunda pele em renda, ou também com um xale.
– Não se prenda ao preto! Cores claras, ou tons mais escuros como verde escuro, azul escuro darão um ar mais vitoriano a suas peças.
– Use roupas longas! Saias curtinhas não colavam em épocas anteriores a 1920, lembre-se disso!
–  Aposte nas rendas, inclusive nas saias!
– Não tem saia cheinha pra dar uma cara mais rodada a roupa? Pegue todas as saias que você tem sobrando e coloque debaixo da saia longa que você quer usar, mas cuidado para não dar na cara que você saiu usando tudo o que podia carregar!
– Espartilho de cintura? Use com roupas mais fechadas por baixo, mães e avós sempre tem aqueles camisotes indispensáveis escondidos no guarda roupa, aproveite desse triunfo!

Acessórios

– Luvas são maravilhosas, opte por luvas em renda para não transpirar nas mãos
– Sombrinhas são um máximo também, além de proteger a maquiagem do sol, dá um ar mais gracioso as ladies.
– Gargantilhas e colares! Procure usar uma que combine com o decote, se usar roupas fechadas, recomendo colares de perolas longos ou terços por fora
– Camafeus são a cara do evento
– Cartolas, fascinators, penas e rosas pro cabelo: abuse num penteado diferente com acessórios misturados a ele.

Lembre-se: as vezes a chave é usar uma roupa simples e caprichar no acessório! Se a sua roupa estiver com muitos detalhes, opte para o minimo de acessórios

Para os garotos:

– Coletes! Colete é sempre bem essencial para um visual!
– Troque jeans escuro por calça social, ou se for usar camisa de babado ou de ilhós use calças mais justas, sempre em tom escuro, preto ou marrom
– Camisas de ilhós ou babado são maravilhosas, e ficam bem com coletes ou com casacos e sobretudos até o joelho, fuja dos sobretudos até o pé.
– Aquelas meias brancas até o joelho com calça mais justa? Uma graça! Mas cuidado com o sapato que vai usar junto tá? E principalmente a camisa
– Camisa social de tons diferentes é válido com colete.

Acessórios

– Cartolas ficam legais com estilo mais clássicos
– Chapéu coco fica legal para estilos mais contemporâneos, principalmente os que usarão camisa social com colete
– Relógios de bolso são um tom mais importante ao colete
– Bengalas, sabendo a usar é válido
– óculos: desde que você não esteja num estilo mais vitoriano.
– Luvas:

E nada de maquiagem nos homens ok? A não ser que seja algo discreto ou você esteja no estilo Elisabetano, gregoriano e todas aquelas coisas bem trabalhadas.

Agora, pra ilustrar um dos visuais mais lindos, que soube combinar maquiagem com vestimenta e acessórios, que apesar de ser peças simples tem uma beleza incrível, disponibilizo pra vocês a foto da minha colega Roberta e seu Namorado, ambos com um visual muito meticuloso. E sem falar que eu acho incrível quando os casais acabam combinando as roupas em eventos temáticos!

Essas fotos da Roberta foram de um pic nic vitoriano que ela mesmo organizou no aniversário dela, e teve como paisagem paranapiacaba, um lugar lindo e com temática bem steampunk, quem sabe ainda não podemos ter um evento assim novamente neste local, dariam ótimas fotos!

Espero ter ajudado em algo, e vejo vocês no dia 13 de fevereiro de 2011 a partir das 13:30 no Parque do Ipiranga, São Paulo, lembre-se de levar seu kit piquenique, ok? Estarei fotografando o evento e alguns dos melhores visuais aparecerão aqui, na resenha do evento.

Vejo vocês lá, ok?

Procurando cartolinhas, fascinators, gargantilhas, luvas, espartilhos, saias, camafeus e todo este universo? Clique aqui e conheça a Loja Black Rose dê um pinho até lá antes do evento e completo seu visual.

One Response to “pic nic vitoriano do 1º Convescot Steampunk”

  1. Oie^^ Estou procurando pessos q tenham os mesmos interesses q eu (sou gótica :P). eh estranho, + nenhuma das minhas poucas amigas se interessam por esses assuntos! Encontrei seu blog pelo site da Black Rose (sou cliente^^)! C vc quiser ser minha amiga, o meu MSN eh:lady_quadrelli@hotmail.comB-jus!

Em busca de respostas? Eu também, então deixe seu comentário, opinião ou sugestão que lerei com muito carinho

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: